Histórias Reais

Esta é a história da "Ana", uma jovem que engravidou aos 17 anos. A "Ana", que está com a sua identidade protegida, aceitou relatar-nos o seu percurso durante a gravidez e enquanto mãe.


Qual foi a tua reação quando descobriste que estavas grávida?

"Ao primeiro não me queria acreditar e entrei em negação no dia em que fiz o teste. Simplesmente congelei a olhar para o teste. Depois comecei a sentir-me assustada e ansiosa, por saber que tinha de contar ao meu namorado, aos meus amigos e à minha família. A reação da minha família era a mais preocupante"

Como reagiu a tua família, o teu companheiro e os teus amigos?

"A minha família ficou assustada, tal como eu. Mas tentaram não mostrar o desagrado e o susto no momento que contei. Acho que no momento em que contei eles ficaram tristes, por saber que tinha engravidado tão jovem… a minha mãe também me teve muito nova e provavelmente estava a tentar digerir tudo, por eu também ter feito o mesmo… mas à medida que o tempo foi passando, eles apoiaram-me muito e sempre me ajudaram em tudo o que precisei durante a gravidez. O meu namorado ficou completamente aterrorizado, mas também me apoiou. Os meus amigos ficaram completamente espantados, sem saber o que dizer… "

Enquanto adolescente, como era a tua vida antes de engravidares?

"Acho que tinha a vida de uma adolescente normal… apesar de confessar que não gostava da escola e que tinha más notas. Sempre gostei de sair e de me divertir com os meus amigos. Era muito aventureira e não ligava nada à escola.

Como te sentias fisicamente e psicologicamente durante a gravidez? 

"Fisicamente, os vómitos e enjoos no primeiro trimestre foram muito acentuados. Estava também com muito medo das transformações que o meu corpo ia sofrer. Sendo tão jovem, estava com receio que o meu corpo mudasse tanto que depois do parto não conseguisse voltar a normal. Psicologicamente, sentia o meu humor sempre a mudar. Ora estava de bom humor, ora estava triste, ora apetecia-me chorar. Isto acontecia-me principalmente nos primeiros meses."

Quais foram as maiores mudanças na tua vida desde que te tornaste mãe?

"A vida depois de ser mãe, principalmente tão jovem mudou muito. As minhas rotinas diárias mudaram muito, porque agora tenho a minha filha à minha responsabilidade… Deixei a escola e comecei a trabalhar. O meu namorado também. Tive a sorte de ter uma família que me ajuda muito. "

Como te sentiste o assumir o papel de mãe? Achas que há uma diferença entre ser mãe na adolescência e na idade adulta?

"Sim, sem dúvida. Tive que crescer muito mais rápido. As responsabilidades aumentaram e claro que não tenho a vida de maior parte dos meus amigos da minha idade."

Achas que hoje em dia a tua geração tem informação o suficiente sobre sexualidade e métodos contracetivos?

 "Acho que sim. A informação está em todo o lado. Na internet, nas redes sociais, na escola, nos centros de saúde… no ipdj… é muito fácil para os jovens acederem a informação sobre sexualidade."

Como está a tua vida atualmente? Terminaste os estudos?

"Não, não continuei. Eu não gostava da escola, tal como disse. Não acabei o 12º ano, mas penso em terminá-lo mais tarde."

Que conselhos darias a outras jovens mães?

"Diria que ter um filho com uma idade tão jovem é complicado. Mas que não é impossível. E que se tiverem algum problema, para procurarem ajuda. Da família, ou dos amigos ou nos centros de saúde. Diria-lhes que não estão sozinhas e que apesar de ser desafiante e de existirem dias maus, ser mãe é muito recompensador e sinto-me muito feliz por sê-lo"

Comentários