Após o parto



A chegada de um bebé é um momento bastante importante para todas as mães. É recebido com muito amor e alegria, no entanto, inevitavelmente é acompanhado de muito stress, insegurança e com várias misturas de sentimentos vividos ao mesmo tempo.
As mudanças de humor e a ansiedade que se sente nas duas primeiras semanas é um fenómeno bastante normal nas recém-mães. Este fenómeno é chamado de babyblues (blues pós-parto ou melancolia pós-parto) e atinge até 80% das mulheres após o parto. Consiste num estado de tristeza e desconforto profundo após o nascimento do bebé. Durante o babyblues, sentes-te mais impaciente, desconcentrada, irritada. com vontade de chorar e falta de apetite. Os sintomas normalmente ocorrem durante períodos curtos do dia (minutos ou horas).
Se não for bem tratado, o babyblues pode passar para o estado de depressão pós-parto, fenómeno que se deve prestar maior atenção, já que pode durar entre várias semanas e meses e interfere diretamente na vida diária. A depressão pós-parto ocorre entre 10 a 15% das mulheres após o parto. As causas da depressão pós-parto não são claras, no entanto existem alguns fatores que podem contribuir para aumentar o risco:
-Historiais de depressão anterior;
- Historiais de depressão durante a gravidez;
- Historial familiar de depressão;
- Falta de suporte dos familiares e do companheiro/a;
- Problemas relacionados com a gestação do bebé (por exemplo, se o bebé nasceu prematuro);
-Gravidez indesejada

Os sintomas incluem:
- Alterações de humor;
- Crises de choro;
- Irritabilidade;
- Problemas de sono;
- Ansiedade;
- Falta de motivação em realizar atividades diárias;
- Falta de motivação em realizar atividades relacionadas com o bebé;
- Sentimento de culpa
- Falta de energia;
- Baixa autoestima e perda de confiança;
- Falta de concentração.

Felizmente, a depressão pós-parto é tratável. Se sentires que os sintomas estão a agravar cada vez mais, consulta um médico o mais rápido possível. No entanto, recomendamos algumas estratégias de prevenção:
- Descansa o mais possível;
- Pede ajuda aos familiares, amigos mais próximos e/ou a pessoas em quem confies;
- Realiza atividades fora de casa com frequência (por exemplo, fazer desporto, fazer uma encaminhada ou estar com amigos ou familiares próximos)
- Não tentes ser perfeita e aceita que é natural ter dúvidas e inseguranças no momento que abraças o papel da maternidade.

Comentários