Gravidez e Amamentação em momento de pandemia


Quais são as hipóteses de as mulheres grávidas contraírem COVID-19? 

Actualmente não se sabe se as mulheres grávidas têm mais hipóteses de contrair COVID-19 do que a população em geral, nem se são mais susceptíveis de contrair doenças graves em resultado disso. As mulheres grávidas sofrem alterações no seu corpo que podem aumentar o risco de contrair algumas infecções. Com vírus da mesma família que o COVID-19 e outras infecções respiratórias virais, como a gripe, as mulheres têm tido um risco mais elevado de desenvolver doenças graves. É sempre importante que as mulheres grávidas se protejam 

Como é que as mulheres grávidas se podem proteger do COVID-19?

As mulheres grávidas devem tomar as mesmas precauções que a população em geral. Podes proteger-te ao tomar as seguintes medidas:
  • Se tiveres tosse, cobre a boca com o braço ou cotovelo
  • Evita o contacto social
  • Lava as tuas mãos frequentemente com água e sabão, ou com um desinfetante à base de álcool

O COVID-19 pode causar problemas durante a gravidez?

Neste momento, não se sabe se a COVID-19 causa se problemas durante a gravidez ou afeta a saúde do bebé após o nascimento.

Pode o COVID-19 ser transmitido da mãe para o bebé durante a gravidez?


Ainda não se sabe se uma mulher grávida com COVID-19 pode transmitir o vírus qu ao seu feto ou bebé durante a gravidez ou o parto. Nenhum bebé nascido de mães com COVID-19 deu positivo para o vírus. Nestes casos, que são um número reduzido, o vírus não foi encontrado em amostras de líquido amniótico ou de leite materno.


Comentários