Durante a gravidez


Alterações físicas


Ao longo da gravidez, o teu corpo irá modificar-se para acompanhar o crescimento do teu bebé e para se preparar para o parto. Por isso, é importante que tenhas conhecimento acerca das principais mudanças que irás sentir nesta etapa.
- No início da gravidez, poderás sentir sonolência e maior necessidade de descansar
- Nos primeiros meses de gestação poderás sentir vómitos e náuseas, sobretudo de manhã. Come com frequência ao longo do dia, em pequenas quantidades.
- O tamanho do teu abdómen irá aumentar, começando a ser visível a partir do 4º ou 5º mês
- Ao longo do primeiro trimestre de gestação, os teus seios irão inchar e aumentar de peso e volume, tornando-se mais sensíveis ao toque;
- O teu peso irá aumentar, ainda que normalmente esse aumento é mais significativo à medida que os meses de gravidez vão passando;
- O teu coração irá bombear sangue 30 a 50% mais durante o período de gestação e a tua frequência cardíaca em repouso irá aumentar para 80 a 90 batimentos por minuto;

-Poderá ocorrer mudanças na cor da tua pele como o aparecimento de uma linha escura na linha do umbigo, que irá desaparecer depois do parto;
- Poderás sofrer de prisão de ventre. Para a combateres, aconselha-se beber bastante água e ingerir alimentos ricos em fibras.
- Os teus rins irão funcionar com mais intensidade;
- Terás maior vontade de urinar durante a noite;
- Os teus pés e mãos poderão inchar;
- No final da gravidez poderão surgir dores nas costas. Evita carregar pesos e tentar sempre sentar-se na posição correta. 


Desenvolvimento do feto

1ª à 3ª semana: Após a união do espermatozoide com o óvulo, irá forma-se o ovo, que se agarrará à parede do útero. A terceira semana dá origem aos tecidos que se converterão no corpo do embrião, no cordão umbilical e na placenta.
4ª à 8ª semana: Na 4ª semana, já é possível distinguir a cabeça, o sistema nervoso, o tronco e membros superiores e inferiores. O fígado, ossos, músculos e rins começam a desenvolver-se e o sistema nervoso central já se encontra em desenvolvimento. No final da mesma semana, as paredes do coração do embrião começam-se a formar-se e as células cardíacas começam a bater.
Além disso, a tua placenta começa a produzir a “hormona da gravidez” (hcG) com o objetivo de inibir uma nova ovulação no teu período de gravidez.
Na 8ª semana, o embrião terá 25mm de comprimento e 1 grama de peso e as suas articulações começam a ganhar forma.
A partir da 9ª semana: O bebé já começa a ter um aspeto físico cada vez mais humano, apesar de o corpo ainda ser bastante desproporcional. A face começa a ganhar forma, bem como o aparecimento das orelhas, lábios, nariz e olhos. Nesta fase, todos os órgãos vitais já se encontram formados e os braços, pernas, mãos e pés estão a crescer rapidamente.
Por volta da 12ª semana:  Os órgãos sexuais já estão constituídos e já é possível diferenciá-los. O cabelo e as unhas estão a crescer e o cérebro continua a desenvolver-se. Nesta fase, o coração já está totalmente desenvolvido e bombeia o sangue por todas as partes do corpo, sendo possível ouvi-lo na consulta.
Apesar de a mãe ainda não conseguir sentir, o bebé já se mexe. Este mede entre 7 a 8 cm e pesa aproximadamente 30g.
Na 16ª semana: A placenta já se encontra bem desenvolvida e o bebé começa já a ter certos reflexos, como chuchar no dedo polegar. As articulações dos braços e das pernas já começam a funcionar e o bebé já sente as carícias feitas no abdómen da mãe. Nesta fase, este mede cerca de 16cm e pesa aproximadamente 200g.
Cerca da 20ª semana: Os músculos do bebé já se encontram ativos e poderás começar a sentir os seus movimentos. O cabelo, sobrancelhas e pestanas encontram-se a crescer e o sentido auditivo começa a ficar cada vez mais apurado, sendo que já consegue ouvir e distinguir a voz da mãe.
Nesta fase, o bebé mede aproximadamente 22cm.

Por volta da 24ª semana o bebé já dorme e acorda como um recém-nascido. Nesta fase, começa a acumular gordura que arredonda as suas formas. Mede cerca de 30cm e pesa aproximadamente 800 a 900g.
À 28ª semana O bebé já abre e fecha os olhos e possivelmente irá mexer-se com menos frequência, pois o espaço do útero começa a ficar limitado à medida que ele cresce. Mede cerca de 40cm e pesa à volta de 1600g. Se o bebé nascesse nesta etapa já conseguiria sobreviver fora do útero, mas com cuidados neonatais.
A partir da 32ª semana: O tom da pele torna-se rosa claro e os pulmões ainda não estão completamente maduros. O bebé começa a movimentar-se com mais força e a dar pancadas com o pé e os cinco sentidos encontram-se a funcionar totalmente. Nesta etapa, o bebé pode já medir 45cm e pesar cerca de 2250g.
Por volta da 36ª e 37ªsemana: O bebé já se encontra preparado para nascer, apesar de o ideal ser apenas a partir da 37º semana. Os pulmões já se encontram totalmente formados e já pratica movimentos respiratórias, preparando-se para respirar. Apresenta um aspeto bastante arredondado com pele rosada.
Cerca da 38ª à 40ª semana: Todos os órgãos estão totalmente maduros e a cabeça já é proporcional ao corpo, sendo que o bebé está pronto a nascer. No final deste período, o coração do bebé bate a um ritmo de 110-150 pulsações por minuto, medindo aproximadamente 50cm e pesando cerca de 3000g, sendo que no final da gravidez, o útero pesa aproximadamente 20 vezes mais do que o normal.

Comentários