Durante a gravidez



Durante a gravidez, a elevada produção de hormonas (como a progesterona e o estrogénio) podem ter um grande impacto nas tuas emoções e na capacidade de o teu cérebro saber geri-las. Estas hormonas ajudam o teu corpo a preparar-se para a gravidez, mas também poderão afetar o teu humor.
No primeiro trimestre, poderás sentir um misto de emoções contraditórias e variações de humor, pois estarás bastante sensível. Poderás sentir ora alegria, ora insegurança… Se sentires estas variações sem motivos aparentes, não te preocupes. É uma reação perfeitamente normal.
O segundo trimestre é usualmente um período de calma, pelo facto de a mãe já conseguir sentir o bebé. No entanto, poderás sentir-te mais desorganizada e esquecida.

O terceiro trimestre é normalmente um período de alguma intranquilidade. Aqui poderás estar mais receosa em relação ao parto e à saúde do bebé. Poderás também sentir-te mais irritável, pois te sentirás mais desconfortável e cansada.

Damos-te algumas dicas e conselhos para gerires de forma mais eficaz as tuas emoções durante a gravidez:
- Cuida do teu bem-estar e aprende a saber ouvir o teu corpo e mente. Encontra formas e atividades de relaxamento.
-  Descansa. Apesar de nem sempre ser possível conseguires ter 8 horas totais de sono, tenta descansar sempre que conseguires.
- Tem uma alimentação saudável e equilibrada. Tal como o descanso, a alimentação é igualmente importante para te ajudar a gerir as tuas emoções e o teu estado de espírito.
- Procura apoio. Rodeares-te de pessoas que te apoiam e encorajam é extremamente importante durante a gravidez. Sensibiliza a tua família e amigos mais próximos sobre os teus sentimentos, sabendo que terás esse grupo de suporte para conversar quando estiveres a sentir-te triste. Se eventualmente te sentires demasiado sobrecarregada com as tuas emoções, encontrar ajuda profissional poderá ser a solução mais eficaz.
A gravidez é um dos momentos mais bonitos da natureza humana, mas é importante estares preparada para as alterações emocionais que poderão ocorrer durante esse período. É importante compreenderes que esta montanha-russa de emoções durante a gravidez é normal e por isso, não te deves sentir culpada pela quantidade de emoções que sentes ao mesmo tempo. Deves responder e lidar com estas emoções de forma saudável e equilibrada. 

Comentários